sábado, 27 de agosto de 2011

Agamênon

                                      Agamênon

O livro Agamênon escrito pelo autor Ésquilo,conta a história do rei de Argos(Agamênon) que partiu a mais de dez mil anos desta terra em mil navios belicosos e tripulados por todos os argivos,com o objetivo de conquistar toda Tróia.
     Antes de seguir viagem a rei Agamênon teve de sacrificar sua filha amada, afim de que o sangue da virgem fosse capaz dos ventos trazer-lhe propícios,embora seria para o bem de todos.
    Depois de anos de luta,surge um sinal forte de fogo ao monte Atos,chega a mensagem de que as forças gregas conquistaram Tróia.
     Após o fim da guerra,Agamênon volta para seu palácio,trazendo o trofeu da vitória,Cassandra,filha de Príamo,rei de Tróia.
     Agamênon entra no palácio e logo atrás vem Clitemnestra sua esposa,dando a ordem que a escrava Cassandra  entrasse também.
     Ao passar alguns minutos,ouve-se um grito no interior do palácio,os anciãos foram olhar o que era.Chegando lá,vêem-se no interior,os corpos de Agamênon e de Cassandra,estirados no chão,em pé,Clitemnestra,com o rosto e as mãos manchadas de sangue.
   Clitemnestra dirigindo-se aos ancião,diz matar o marido e a amante por ele ter sacrificado sua filha amada.
   Após a morte do rei Agamênon,Clitemnestra e seu amante Egistos,ocuparam o lugar do rei e se tornaram senhores do palácio.





www.oficinadeteatro.com

3 comentários:

  1. O comentário postado foi muito bem colocado, pois relata de forma clara os principais acontecimentos do livro Agamêmnon.O livro se destaca como um gênero dramático pois está composto por um conflito familiar, onde o rei sacrifica sua própria filha, e como consequência disso, é morto por sua esposa que se vinga pelo ato do marido.

    ResponderExcluir
  2. É uma classica e uma das mais belas tragédias canônicas. Vale a pena ser lida.

    ResponderExcluir
  3. Assim como em outras tragédias, aqui vemos, mais uma vez, que o ato da vingança é um dos piores males do homem.

    ResponderExcluir